NOSSA HISTÓRIA

O Flor de Mandacaru oferece Gastronomia com Propósito!
Respeitamos a natureza e aproveitamos tudo o que ela nos oferece de forma muito consciente proporcionando assim uma experiência única para você e seus convidados. Nossa culinária é afetiva, saudável, sustentável, nutritiva e muito saborosa!
Servimos releituras das receitas mais queridas de todo mundo com um toque bem brasileiro e aproveitamento integral dos ingredientes. Aqui você encontra simplicidade e requinte numa mesma mistura de sabores, texturas e cores, que vão surpreender o seu paladar!

NOSSAS CHEFS

Uridéia Andrade

Pra quem ainda não conhece, essa na foto é a nossa querida Chef Urideia Andrade – uma potiguar arretada, destemida e que ainda por cima tem nome de guerreira indígena!
Em 2005 a Deia participou da turma do projeto Cozinheiro Cidadão (do Instituto Lina Galvani, que usa a gastronomia como veículo de transformação e inserção social, através de cursos profissionalizantes para jovens de comunidades carentes)

Desde então, a Deia não parou mais! Ela participou do primeiro projeto de David Hertz na Favela do Jaguaré, em São Paulo para aprender a cozinhar, e a partir desse momento sua vida começou a mudar. Por causa de sua história de vida, ela foi escolhida entre milhares de jovens em todo o mundo para fazer parte da exposição “Chasing Dreams”, da ONU, sobre os Oito Objetivos do Milênio, em 2005, em Nova Iorque.

A Gastromotiva. David Hertz, Ernani Gouvea e Uridéia Andrade cocriaram o primeiro formato da organização: um buffet social. Em pouco tempo, o que começou na cozinha de casa, precisou de mais bancadas, fogões e estrutura. A Universidade Anhembi Morumbi abriu as portas. Assim, mais jovens vivendo em exclusão socioeconômica puderam participar gratuitamente do Curso Profissionalizante em Cozinha. Fundada em 2006, a instituição é co-criadora do Movimento da Gastronomia Social. Uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida.

E a Urideia foi a primeira aluna dessa renomada instituição. Trabalhando posteriormente nos melhores restaurantes em São Paulo , como o Tordesilhas, Fasano, Charlô, formou-se como Chef na Universidade Anhembi Morumbi, do grupo Laureate e teve a honra de trabalhar com alguns chefes renomados do Mundo, como o Massimo Boutura (eleito por duas vezes o melhor do mundo).

Eliane Baungartner

Nascida em Rio Negro, interior do Paraná. A Eliane cresceu familiarizada com uma forma tradicional de alimentação. Praticamente comia o que seus pais plantavam. Isso fez com que despertasse seu interesse desde cedo pela cozinha.

Nas festas de família ou eventos da cidade Eliane sempre estava presente com sua mãe. Se sentia muito feliz nestes momentos, o contato com outras opções de ingredientes e sabores lhe encantava!

Ao chegar em São Paulo, foi em busca de realizar seu grande sonho, fazer gastronomia.

Como o curso era muito caro e não tinha naquele momento condições de arcar com o mesmo, ela não desistiu!
E foi aí que decidiu iniciar sua carreira na gastronomia através do curso de nutrição.

Após se formar como nutricionista, logo em seguida se especializou em Vigilância Sanitária pela Saúde Pública e finalmente como Cozinheira Chef do SENAC SP.

Foram anos de muita luta e ela provou o quanto vale apenas correr atrás dos nossos sonhos!
Durante anos trabalhou no controle de qualidade da Casa Santa Luzia e na Padaria Padaria Bella Paulista.
Esta experiência lhe despertou para o mercado gastronômico, levando-a outras áreas, como trabalhar com eventos sociais e corporativos.

Eliane tem orgulho em dizer que através de sua garra e sua capacidade de conquistar seus objetivos, hoje em parceria com sua sócia Urideia Andrade, tem seu próprio Buffet, o Flor de Mandacaru.

NASCE O FLOR

E foi num trabalho de consultoria que as duas se conheceram! Cada uma vivia em um momento delicado de sua vida, uniram forças e juntas descobriram que era possível sonhar o mesmo sonho!
Ambas se mantendo fiel às suas origens e suas experiências.
Suas crenças, a base na culinária afetiva, gostosa e caseira, traduzem a proposta do Flor de Mandacaru.
Um buffet que oferece uma gastronomia de raiz, que respeita os ingredientes e que aproveita tudinho que a natureza tem pra nos oferecer! Que transforma tudo isso em pratos que são puro amor!
Nossa história tem sotaque!